Tela de videochamada da feira literária

Sobre registrar janelas

Terça-feira passada, participei da Feira Literária da Escola Autonomia. O tema da conversa foi “Abra sua janela” e foi mediada pela professora Sarah Mendes, de geografia, a quem agradeço o convite.

De um lado, Rafael Bokor, que registra o patrimônio do Rio de Janeiro em fotografias para o projeto Rio – Casas & Prédios Antigos. Do outro, eu com minha atividade de desenho de observação na rua, muitas vezes com o pessoal do Urban Sketchers Florianópolis.

Falamos sobre janelas, ou seja, as vistas que cada um de nós tem do mundo, e da importância de registrar esse pedaço da sua realidade. Revelamos também como começamos nossas atividades e contamos alguns casos curiosos.

Meu livro 60 dias dentro de casa – Um diário ilustrado do isolamento, que vai sair em breve, também entrou na conversa. Afinal, traz desenhos que retratam a vista do que se tornou minha janela particular neste período: os ambientes e objetos de casa.

Aproveitei que uma hora a conversa foi para o assunto do Urban Sketchers, movimento do qual sou um dos organizadores, e convidei os espectadores para participarem (os encontros são livres e abertos).

O bate-papo foi por videochamada (afinal, ainda estamos em plena pandemia) e está disponível no YouTube da escola.